sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Em busca da pureza perdida...

Estar de regresso é isso mesmo, voltar da Antiguidade para recordar que alguns dos sentimentos que hoje reprimimos, nem sempre o foram. Tempos houve em que o "convívio" era mais saudável... Lembras-te, Brosh it?*




Exposição - A vida sexual na Grécia antiga
"Os gregos eram tudo menos hipócritas"
, a frase é de Nikolaos Stampolidis, director do Museu de Arte Cicládica, na Grécia, e foi dita ao "The Guardian" durante a inauguração de uma exposição que reúne perto de 300 objectos de arte clássica que têm em comum apenas um tema: o sexo na Grécia antiga.
“ [Os gregos] tinham uma sociedade de grande tolerância e ausência de culpa", explica o responsável pela exposição. "Tinham aquilo que eu chamo de equilíbrio."
A exposição monumental junta 272 objectos de mais de 50 museus internacionais que datam desde o século sexto antes de Cristo, até ao século quarto depois de Cristo.
"O conceito de Eros - o amor - era muito amplo nos tempos antigos", disse o arqueólogo ao jornal britânico. "O desejo sexual, naturalmente, fazia parte, mas Eros era mais do que isso, era uma força unificadora que englobava o desejo de alguém, ou mesmo de nada."
A exposição surge, assim, como uma tentativa de definir a evolução do conceito de Eros. Dividida em nove partes, a exposição percorre a época em que Eros era visto como um Deus poderoso, até à época do Império Romano, quando,
"menos poderoso, e sob o nome de Cupido, se tornou uma mera companhia de Venus"
Via http://www.ionline.pt/


















*Não me refiro ao InterRail.
Nem aos parques de campismo.
Nem aos charros oferecidos às miúdas para lhes "abrir" o espírito.

1 comentário:

If you Brosh it disse...

Épá...se me lembro.
Era tudo muiiito mais fácil.
Houve até uma situação em que era ela quem trazia já a vaselina.
Sim, é que dizia a rapariga na altura, "a minha tinha areia" :(.
Areia ?...Mas como se estavamos Na Sierra Nevada ?